Especialização Lato Sensu em Neuropsicologia

O Curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia para Psicólogos prepara o profissional para atuar na área de Neuropsicologia em seus diversos contextos, através da aquisição de sólido conhecimento teórico-prático, do campo da psicologia, atendendo as normas do CFP, e tendo como objetivos específicos: atuar no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral com base nos conhecimentos teóricos das neurociências e pela prática clínica, com metodologia da psicologia estabelecida experimental ou clinicamente.

Utiliza instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas. Estabelece parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia; complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e aprendizagem.
O objetivo teórico da Neuropsicologia e da reabilitação Neuropsicológica é ampliar os modelos conhecidos e criar hipóteses sobre as interações cérebro comportamento. Trabalha com indivíduos portadores ou não de transtornos e sequelas que envolvem o cérebro e a cognição, utilizando modelos de pesquisa clínica e experimental, tanto no âmbito do funcionamento normal ou patológico da cognição, como também estudando-a em interação com outras áreas das neurociências, da medicina e da saúde.

GRADE CURRICULAR

Primeiro Semestre

Segundo Semestre

Terceiro Semestre

Quarto Semestre

Objetivos

Os objetivos práticos são levantar dados clínicos que permitam diagnosticar e estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e grupos de pacientes em condições nas quais: a) ocorreram prejuízos ou modificações cognitivas ou comportamentais devido a eventos que atingiram primária ou secundariamente o sistema nervoso central; b) o potencial adaptativo não é suficiente para o manejo da vida prática, acadêmica, profissional, familiar ou social; ou c) foram geradas ou associadas a problemas bioquímicos ou elétricos do cérebro, decorrendo disto modificações ou prejuízos cognitivos, comportamentais ou afetivos. A Neuropsicologia e sua área interligada de Reabilitação Neuropsicológica visam realizar as intervenções necessárias junto ao paciente, para que possa melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se às dificuldades; junto aos familiares, para que atuem como coparticipantes do processo reabilitativo; junto a equipes multiprofissionais e instituições acadêmicas e profissionais, promovendo a cooperação na inserção ou reinserção de tais indivíduos na sociedade, quando possível, ou ainda, na adaptação individual e familiar quando as mudanças nas capacidades do paciente forem mais permanentes ou a longo prazo. Ainda no plano prático, fornece dados objetivos e formula hipóteses sobre o funcionamento cognitivo, atuando como auxiliar na tomada de decisões de profissionais de outras áreas, fornecendo dados que contribuam para as escolhas de tratamento medicamentoso e cirúrgico, assim como em processos jurídicos nos quais estejam em questão o desempenho intelectual de indivíduos, a capacidade de julgamento e de memória. Na interface entre o trabalho teórico e prático, seja no diagnóstico ou na reabilitação, também desenvolve e cria materiais e instrumentos, tais como testes, jogos, livros e programas de computador que auxiliem na avaliação e reabilitação dos pacientes. Desenvolve atividades em diferentes espaços:

  1. instituições acadêmicas, realizando pesquisa, ensino e supervisão;
  2. instituições hospitalares, forenses, clínicas, consultórios privados e atendimentos domiciliares, realizando diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multidisciplinar;
  3. nos programas de criação tecnologia assistiva.
 

Público Alvo

Graduados em Psicologia, com registro ativo no Conselho Regional de Psicologia.

Processo Seletivo

Analise de currículo
Entrevista
Provas

Carga Horária

740 horas totais (entre aulas teóricas e práticas), sendo 320 horas para a Prática Supervisionada em Neuropsicologia.

Plano Curricular

  • 740 horas totais (entre aulas teóricas e práticas), sendo 320 horas para a Prática Supervisionada em Neuropsicologia.
  • Curso EAD com Estágio Supervisionado pela profa Dra Nadia
  • Graduação em Educação, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
  • Prova Escrita
  • Entrevista

Investimento

N x de R$ XXX,00.
Consulte condições especiais.

e Estruturante – NDE

O NDE no âmbito do Instituto INEPPSIN, é constituído por 7 (Sete) docentes do curso. Seus membros atuam em tempo integral ou parcial; 80% dos membros possuem titulação Stricto Sensu. O coordenador de curso atua no acompanhamento, consolidação e atualização do PPC, realizando estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação da aprendizagem na formação do estudante sempre visando o perfil do egresso. Os membros do NDE exercem liderança acadêmica na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões envolvidas no compromisso assumido por esta IES na excelência do conhecimento e no atendimento as demandas do mundo do trabalho.

Em atendimento ao Decreto Estadual relativo à pandemia de COVID 19, TODAS as atividades relacionadas ao ensino teórico-prático dos cursos serão desenvolvidas por meio do “Ensino Remoto Emergencial”,  com aulas síncronas, videoaulas gravadas e outras atividades disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Faculdade.

O retorno das aulas no modo presencial poderá ser realizado a qualquer momento, em acordo com as diretrizes e eventual liberação escalonada orientadas pelos órgãos governamentais, a capacidade institucional e a autorização das instituições onde o ensino teórico-prático é real.

Coodenadora

Nádia Aparecida Bossa

Corpo docente